Inspirar as pessoas a cuidar do planeta
Da Ucrânia ao Brasil, dos Estados Unidos ao Japão, da Bulgária à Turquia, todas as edições da revista National Geographic têm se preocupado em revelar o planeta em toda sua diversidade natural, social e cultural. Por meio de fotos, gráficos, quadros, mapas e textos, as reportagens têm como objetivo mostrar o prazer que é descobrir, explorar, desbravar, investigar e conhecer o mundo. E, com isso, despertar o desejo de valorizar e preservar a rica diversidade que se espalha pelo planeta.
Nesse sentido, os estudantes da Escola Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fuckner, do bairro Lageado Baixo, em Guabiruba, participaram da fase regional da Viagem do Conhecimento. Esta fase, que aconteceu na cidade de Blumenau, contou com a participação de dez estudantes guiabirubenses. Em novembro estará acontecendo a seqüência da competição. O resultado dos aprovados na próxima fase deverá ser divulgado nos próximos dias.
O Desafio National Geographic representa um concurso nacional de geografia, cujo objetivo é despertar entre os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio o interesse por temas relevantes do mundo contemporâneo. O Desafio busca aferir o que os jovens aprenderam e como aplicam os conhecimentos de geografia para compreender a realidade cotidiana, em conexão com áreas e temas como história, cultura, meio ambiente, sustentabilidade, viagens e turismo.
A ideia é que estudantes e educadores mobilizem diferentes saberes para interpretar os mais variados cenários geográficos do Brasil e do mundo. E que reconheçam o papel de cada um ao cuidar de si, de sua comunidade e do mundo. A partir desse programa, os estudantes poderão aprender mais e se preparar para as diferentes etapas do Desafio.
A Fase Regional será realizada em dezenas de escolas-sede regionais distribuídas em várias cidades do Brasil. Já a Fase Final será realizada em São Paulo, entre 12 e 15 de novembro.
Os objetivos do Desafio são:
• Contribuir para a melhoria da qualidade de ensino na disciplina de Geografia e áreas afins;
• Propiciar o aperfeiçoamento de professores em escolas públicas e particulares, contribuindo para sua valorização profissional;
• Incentivar estudantes e educadores a reconhecer e avaliar as diferentes dimensões das relações sociedade-natureza, sob uma perspectiva crítica, ética, solidária e sustentável;
• Disseminar a cultura de viagem e o conhecimento sobre o potencial das viagens e do turismo no Brasil e no mundo;
• Estimular jovens estudantes, com seus núcleos familiar e escolar, a conhecer melhor o espaço, o país e o mundo onde vivem.